| Modo Escuro

Vigilância Sanitária orienta os comerciantes das barracas da Praia Pôr do Sol em Tocantínia

Na manhã desta quarta-feira, 6, a prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e da Vigilância Sanitária (VISA), realizou ação de boas práticas de manipulação de alimentos para todos os comerciantes que estão atuando na temporada de praia localizada na Praia Pôr do Sol. O objetivo é assegurar que a população consuma com segurança os alimentos comercializados nas barracas. À ação é uma estratégia da VISA para orientar os comerciantes sobre os cuidados que devem tomar com os alimentos comercializados em seus estabelecimentos.

Além de boas práticas de manipulação de alimentos, a equipe técnica da VISA também fizeram orientações sobre higiene pessoal, dos equipamentos e utensílios utilizados na preparação de alimentos para comercialização, e fizeram entrega de folhetos explicativos para cada comerciante. Após o encontro os técnicos entregaram frascos de álcool gel para higienização das mãos que deverão ser disponibilizados nos balcões para uso dos clientes. A equipe também percorreu todos os estabelecimentos fazendo inspeção dos ambientes internos onde são preparados e armazenados os alimentos.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária Municipal Paulo Barbosa dos Santos, ressalta que ação faz parte dos protocolos de segurança para garantir a comercialização e o consumo de alimentos saudáveis pelos turistas nas barracas da praia.

O secretário executivo de Saúde Wanderson Barbosa da Costa destacou que a equipe da VISA estará realizando as inspeções rotineiras e fazendo orientações aos comerciantes sempre que for necessário durante a temporada de praia no município.