Acessibilidade

Tocantínia se mantém com bom desempenho no ranking do IDEB no Tocantins

terça, 20 de setembro de 2022 947 visualizações
Tocantínia se mantém com bom desempenho no ranking do IDEB no Tocantins

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemora o bom resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O secretário de Educação do município, professor André Goveia, informa que mesmo em período pandêmico, o município manteve a média de 5.2 no IDEB, ficando em 15° lugar no ranking estadual.

O prefeito Manoel Silvino parabenizou todos os profissionais do Sistema Municipal de Educação de Tocantínia, que com esforço, dedicação e comprometimento com o aluno, mesmo em período pandêmico, manteve a média positiva no índice do IDEB.

 

Sobre o IDEB


Segundo o Ministério da Educação (MEC), o IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

O cálculo é realizado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias desempenho em exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Prova Brasil, realizada a cada dois anos.

 

Valorização


O secretário André Goveia destaca que tal desempenho é fruto de um trabalho árduo das Unidades de Ensino, assim como, da Prefeitura de Tocantínia junto à Secretaria Municipal de Educação que procurou investir prioritariamente na valorização dos profissionais da educação.

“Essa valorização acontece por meio do cumprimento do PCCR com progressões, bonificação pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia, assim como investimento em Programa de Formação Continuada, melhoria na infraestrutura das Unidades de Ensino, zelando pela vida dos alunos desde a educação infantil ao ensino fundamental”, explicou o secretário.

 

Investimentos


Ainda de acordo com o professor André Goveia, o propósito desse conjunto de ações foi o de manter as aprendizagens durante o período mais crítico da pandemia, quando a administração municipal realizou investimentos em plataforma digitais, proporcionado acesso a todos os alunos do Sistema Municipal de Educação.

“Assim, nossos alunos puderam acessar aos objetos de conhecimento e vídeos explicativos sobre os conteúdos pedagógicos. Houve, também, a distribuição de blocos de atividades respeitando o cronograma, garantido os direitos de aprendizagens propostos na BNCC e Documento Curricular do Tocantins (DCT)”, finalizou o secretário de Educação.(Por Zacarias Martins)