Tocantínia retoma atividades preventivas de saúde bucal nas escolas municipais

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retoma às ações preventivas de saúde bucal com a volta das aulas presenciais nas escolas da Rede Municipal de Educação.

A odontóloga do município  Maria Luísa Cardoso explica que essas atividades desenvolvidas com os alunos foram suspensas por causa da pandemia e com o retorno das aulas presenciais as ações estão sendo retomadas novamente. “É muito importante trabalhar com a prevenção odontológica, conscientizando e envolvendo as crianças para cuidar da saúde bucal. Passando orientação e ensinando a maneira correta de escovação para evitar a cárie dentária. Após a orientação, as crianças passam por uma breve avaliação e os que necessitarem de tratamento são encaminhados para a UBS onde irão receber os cuidados que precisam” destacou.

A secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso reforçou que a higiene bucal é um hábito importante que evita sérios problemas de saúde no futuro de uma pessoa, ressaltando que por isso, deve ser estimulada ainda na infância por meio de um trabalho conjunto entre a escola e a família.  "Além dos profissionais de saúde orientarem e ensinarem sobre  os cuidados, o município também entrega os kits de higiene para os alunos das escolas municipais``, frisou a secretária.

O secretário de Educação André Goveia explicou  que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vem dando bastante resultados promissores porque os alunos recebem nas escolas a informação e educação dos profissionais sobre a prevenção de doenças.