| Modo Escuro

Tocantínia receberá um diagnóstico do potencial produtivo através do Programa Cidade Empreendedora

A prefeitura de Tocantínia por meio dos secretários municipais Alexandre S. Xerente (Desenvolvimento para os Povos Indígenas), e o João Caldeiras (Agricultura), receberam nesta quarta-feira, 21, a equipe técnica do Sebrae/TO, a gestora de políticas públicas Viviane Albuquerque e o consultor Geraldino Paz, para discussão inicial do diagnóstico do potencial produtivo do município, através do Programa Cidade Empreendedora.

O consultor Geraldino Paz, explica que na primeira fase das ações é necessário realizar o levantamento junto a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para pegar a quantidade dos pequenos produtores por região. E após o levantamento por meio do Programa Cidade Empreendedora, numa parceria entre Sebrae/TO e a prefeitura de Tocantínia será realizado o diagnóstico na cadeia de produção alimentar.

O objetivo do diagnóstico é para identificar aptidão e incentivar os produtores através das oficinas de capacitação a produção para comercializar no mercado os excedentes dos produtos. A pesquisa vai abranger os produtores dos assentamentos, povoado Palminha, terras indígenas, entre outras.

O secretário de Agricultura João Caldeiras auxiliará o pesquisador nos assentamentos, povoado Palminha e outras regiões. E o secretário de Desenvolvimento para os Povos Indígenas Alexandre Xerente nas terras indígenas.