Acessibilidade

Tocantínia realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social em aldeia indígena

sexta, 20 de junho de 2025 52 visualizações
Tocantínia realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social em aldeia indígena

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Em Tocantínia, pela primeira vez, o Conselho Municipal de Assistência Social por meio da Secretaria de Assistência Social realizou conferência em uma aldeia indígena.

A XI Conferência Municipal de Assistência Social realizada na quarta-feira, 18, aconteceu na Aldeia Funil, Terra Indígena Funil, sob o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, sendo um marco histórico para os indígenas.

O foco foi reunir trabalhadores da assistência social, representantes da sociedade civil, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e membros da comunidade indígena para avaliar os avanços das políticas públicas e propor novas ações que fortaleçam o atendimento às famílias no município.

A palestrante, professora da Universidade Federal do Tocantins, Gislene Ferreira Araújo, abordou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como foco central das discussões reforçando o seu papel como estrutura fundamental para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lusimar de Sousa, conduziu os trabalhos destacando a relevância do espaço participativo da comunidade indígena na construção das políticas públicas para atender as famílias que necessitam de atenção do poder público.

“A conferência é uma oportunidade de escuta, aprendizado, construção coletiva e fortalecimento da nossa política pública. A participação da sociedade civil é fundamental para que possamos construir caminhos mais justos e eficientes”, afirmou.

O vereador e cacique da Aldeia Funil Elso Krẽsu Xerente, enalteceu o prefeito João Alberto Coelho Machado pelo compromisso com a gestão fazendo o mesmo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social Sâmua Rosa e toda equipe do CRAS pelas ações desenvolvidas através dos programas como CadÚnico, Criança Feliz, dentre outros, que vem atendendo e beneficiando as comunidades indígenas.

A secretária de Assistência Social, Sâmua Rosa destacou a importância da conferência como um espaço legítimo de participação cidadã e construção coletiva das propostas de políticas públicas.

Para Sâmua, o papel da assistência social é uma ferramenta de equidade.

É com diálogo e escutas que fortalecemos as políticas públicas, garantindo os direitos dos cidadãos que necessitam de benefícios, pois é através dos programas sociais que podemos garantir a igualdade e a integralidade das pessoas”, afirmou.

O prefeito João Alberto participou da abertura reafirmando o compromisso do executivo com a escuta ativa e o fortalecimento das políticas sociais.

A realização da conferência demonstra nosso engajamento com uma gestão participativa e democrática, que respeita cada cidadão ouvindo as comunidades para atender os seus anseios”.

O evento também contou com a presença e a participação dos secretários municipais que contribuíram com os debates na construção de propostas para a conferência da etapa estadual.

Encaminhamento

Durante a conferência, os participantes debateram temas centrais para o fortalecimento das políticas públicas no município, por meio de grupos de trabalho, plenárias e apresentações. As propostas construídas de forma colaborativa serão consolidadas e encaminhadas para as próximas etapas da conferência estadual e nacional.