Acessibilidade

Tocantínia realiza abertura do semestre letivo da Universidade de Maturidade

terça, 05 de abril de 2022 701 visualizações
Tocantínia realiza abertura do semestre letivo da Universidade de Maturidade

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Por Leontina Martins

Na terça-feira, 29, no Auditório do Cefya, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Un iversidade da Melhor Idade (UMA), em parceria com a a Prefeitura de Tocantinia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram a abertura oficial do semestre letivo das novas turmas de acadêmicos.

A UMA em Tocantinia desenvolverá, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação , o curso de extensão: Educador Social e Político do Envelhecimento Humano. Ao todo. são três polos no município, sendo um na reserva Xerente, que se tornou a primeira turma da UMA indígena do Brasil, um polo no Assentamento Água Fria 2 e outro, na área urbana.

Estiveram presentes nessa abertura, mais de 100 acadêmicos da Universidade da Maturidade, com destaque para os alunos do Polo da UMA de Palmas, que vieram prestigiar e animar o evento. Na ocasião, diversas apresentações culturais foram realizadas, dentre elas, duas peças de teatro sendo uma pelo Polo de Palmas com o clássico musical “Abre a porta Mariquinha”, e a outra, do Polo de Tocantinia, que abordou sobre o que é essa instituição.

Na oportunidade, o secretário de Educação, André Goveia, recitou a poesia “Ipês Amarelos”, em homenagem a todos os acadêmicos da UMA e ressaltou a importância desse projeto de extensão em Tocantinia, como um espaço de valorização da pessoa idosa e do fortalecimento das políticas do envelhecimento. 

De acordo com o secretário André Goveia, a UMA em Tocantínia, tem a vocação da pesquisa e sistematização dos saberes culturais das bibliotecas vivas, como são considerados os anciãos. “Trata-se de um importante processo para o enriquecimento do Currículo da Educação Básica, preservando-se assim, a memória histórica e cultural da comunidade local, sobretudo, da valiosa cultura indígena Xerente”, destacou o secretário.

A aula inaugural foi ministrada pelo Doutor Eduardo Sera, que tratou da temática da saúde bucal com ênfase para prevenção e cuidados básicos, bem como, pela Professora Mestranda em Educação, Fran Alves que ministrou sobre “Atividades cognitivas”, apresentando atividades e orientações sobre o desenvolvimento da memória.

Presenças

Estiveram presentes ainda nesse importante acontecimento, mais de vinte professores voluntários, dentre eles o doutorando Professor indígena Armando Sopre Xerente, que traduziu e fez a interlocução na língua Akwe Xerente para os acadêmicos indígenas.

Essa aula inaugural marca o início de uma jornada acadêmica de um ano que será realizada toda quinta-feira nos três polos da Universidade da Maturidade, em Tocantínia.

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliar