Acessibilidade

Tocantínia promove formação continuada para professores que atuam na educação indígena

terça, 28 de setembro de 2021 951 visualizações
Tocantínia promove formação continuada para professores que atuam na educação indígena

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Farol do Saber realiza a partir desta terça-feira, 28 de setembro até o dia 1º de outubro, mais uma formação continuada de professores da Rede Municipal de Educação, voltada, especialmente, para o ensino indígena  da comunidade Xerente. A formação acontece no auditório do Colégio Batista de Tocantínia.

Neste primeiro dia da formação, a professora Judite Elizabeth de Freitas Dall’Agnol,  abordará  o tema “Trabalhando a BNCC na Educação Infantil alinhada ao contexto da cultura indígena Akwê/Xerente” Judite Elisabeth possui Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, e é Especialista Educacional em Métodos  e Técnicas de Ensino e em Gestão escolar.

Com  Licenciatura em geografia e pedagogia Especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia e EAD, Mestranda em Ciências da Educação, a professora  Alessandra Nunes Escobar Oliveira, participa dessa formação na quarta-feira, dia 29, abordando o tema: “Planejamento na Educação Infantil Indígena  Akwê/Xerente.

Na quinta-feira (30), acontece uma Oficina de confecção de brinquedos não estruturados, preservando os saberes da cultura indígena Akwê/Xerente, cujo oficineiro será o professor Armando Sõpre Xerente, Ele possui Licenciatura em Educação Intercultural e é Mestre em teoria em análise linguística.

Finalizando as atividades dessa formação, na sexta-feira, dia 1º, o tema abordado será Protocolos de biossegurança, com a professora Aldizia Carneiro de Araújo. Ela é graduada em História e Pedagogia, com especialização em Gestão Educacional, Tecnologias na Educação r Metodologias de Ensino, além de ser Mestre em educação.

Educação de qualidade

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que essa formação de professores é mais uma forma de garantir uma Educação de qualidade para todos em Tocantínia, incluindo, também, a comunidade indígena  Xerente, atendendo assim, a uma determinação do prefeito Manoel Silvino que não tem medido esforços para buscar mecanismos que possibilitem aos professores da Rede Municipal de Educação fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências, com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, bem como, resgatando costumes regionais.

Fonte: Zacarias Martins/Portal Notícia 1