Acessibilidade

Tocantínia participa do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Palmas

terça, 29 de abril de 2025 142 visualizações
Tocantínia participa do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Palmas

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

O secretário executivo de Planejamento Fernando Nunes de Lima, representando a administração municipal de Tocantínia, juntamente com a presidente de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Neilza Parente, os conselheiros tutelares e representantes da Assistência Social e da Saúde, participaram nesta segunda-feira, 28, do 1º Seminário do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia-CT).

O evento em fortalecimento à garantia de direitos e proteção integral de crianças e adolescentes foi promovido pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Cedca).

Com o tema “Instrumento de Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas” o seminário tem como público-alvo conselheiros tutelares, presidentes dos conselhos municipais e gestores municipais; O objetivo principal é enfatizar a importância do uso adequado da plataforma Sipia-CT na sistematização de informações e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Sipia-CT

É um sistema que permite registrar, acompanhar e monitorar situações de violações de direitos e medidas protetivas aplicadas no âmbito dos conselhos tutelares. A utilização da ferramenta é essencial para garantir a atuação estratégica do Sistema de Garantia de Direitos e permitir que as ações desenvolvidas pelos municípios sejam baseadas em dados concretos.

Para a presidente do CMDCA Neilza Parente, o seminário do Sipia-CT foi muito relevante para conhecer a utilização da ferramenta da plataforma, pois com o uso do sistema vai facilitar o monitoramento, garantindo a proteção integral de crianças e adolescentes do município de Tocantínia.

Fonte: Portal LJ