Ouvir Texto Stop

O Sebrae Tocantins promoveu uma visita técnica Benchmarking Chapada dos Veadeiros em Goiás, aos empreendedores e gestores municipais dos municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado e Tocantínia, que estão na rota do turismo no Tocantins. A visita aconteceu entre os dias 26 a 30 de maio.
O objetivo da visita técnica foi para conhecer os patrimônios naturais da região que geram emprego e renda a partir das atividades turísticas. E a troca de experiências com as comunidades locais sobre a exploração dos recursos naturais, preservando e conservando o meio ambiente.

A comitiva visitou os locais turísticos da cidade de Alto Paraíso, da Vila de São Jorge e do povoado Cavalcante. A programação contou com a visita técnica, à Aldeia Multiétnica, Cachoeiras: Almecegas, Poço das Esmeraldas e Veredão. O Santuário Volta da Serra, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Museu do Fogo, Casa do Artesão e Cozinha do Cavaleiro (gastronômico).

O grupo caminhou em várias trilhas na região e também conheceu o Quilombo Kalunga e comunidade do Engenho II. Durante as visitas houve a troca de conhecimentos e experiências com as comunidades locais.

Com a nova experiência vivenciada, a secretária executiva municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Suiane Sardinha, destacou que o município de Tocantínia tem o potencial para gerar renda para as comunidades, explorando o turismo local sem agredir o meio ambiente.

Essa troca de experiência com as comunidades da Chapada dos Veadeiros é muito importante para o nosso município para buscar alternativas de geração de renda para as comunidades de Tocantínia, explorando o potencial dos recursos naturais. O nosso município é composto de setenta e cinco por cento do território de terras indígenas, uma área protegida pelo Governo Federal onde o meio ambiente é totalmente preservado”, destacou Suiane.

Suiane ressaltou que o prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado, com a parceria do Sebrae, vem buscando o fortalecimento dos pequenos empreendedores locais para desenvolvimento do município, através do Programa Cidade Empreendedor.

E expressou gratidão ao prefeito por apoiar todas as ações das secretarias municipais. Em especial, as ações voltadas para a preservação do meio ambiente do município.

Para a secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Lajeado, Lenizia Gomes da Costa, a área da Chapada dos Veadeiros é muito semelhante dos municípios daqui do Tocantins que foram visitar.

Os territórios dos nossos municípios não é diferente o que tem lá. São muito semelhantes, então porque não explorar da melhor forma possível, assim como a Chapada dos Veadeiros aprendeu a explorar. Então, temos um ouro na mão que precisa ser lapidado. Os gestores precisam abraçar essa causa, é muito importante para os nossos municípios”, destacou a secretária Lenizia.