Acessibilidade

Secretário do Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Tocantínia participa de oficinas

segunda, 26 de maio de 2025 66 visualizações
Secretário do Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Tocantínia participa de oficinas

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

O secretário Reginaldo Xerente representando o prefeito João Alberto Coelho Machado juntamente com o secretário executivo Ronaldo Xerente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento dos Povos Indígenas, participaram das oficinas do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no território Xerente.

As oficinas aconteceram nos dias 16 e 17 de maio nas aldeias Brupre e Brejo Comprido, reunindo caciques, lideranças, professores e comunidades.

Nas aldeias Recanto Krite, Funil e Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (CEMIX), o encontro foi realizado em 19 e 20, e a consolidação das propostas colhidas nas oficinas dia 22, no CEMIX com as lideranças escolhidas durante o evento.

O encontro reuniu centenas de participantes das regiões do território Xerente, Brupre, Brejo Comprido, Funil, Suprawahâ, Porteira, Rio Sono e Tkaiwẽ, entre crianças, jovens, adultos, lideranças e anciãos para compreender o funcionamento do Programa Jurisdicional de REDD+, e a participação dos povos indígenas no subprograma destinado a povos originários, comunidades Quilombolas e Agricultores Familiares.

O secretário do Desenvolvimento dos Povos Indígenas, Reginaldo Xerente destacou a consulta da REDD+ aos povos indígenas Xerente afirmando que “ouvir e dialogar com o nosso povo é fundamental para assegurar os direitos constituídos, respeitando suas decisões que afetam os territórios Xerente e Funil”.

O QUE É O REDD+

O programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) é um mecanismo internacional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que incentiva países em desenvolvimento a proteger, manejar de forma sustentável e restaurar florestas. 

Ele oferece compensações financeiras para reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar estoques de carbono e conservar a biodiversidade. O programa evoluiu do conceito original REDD, incluindo atividades como conservação, manejo sustentável e reflorestamento, além de mitigar as mudanças climáticas, o REDD+ promove benefícios sociais, valorizando comunidades locais, especialmente povos indígenas e tradicionais, reconhecidos como guardiões das florestas. Seu funcionamento combina monitoramento das emissões evitadas, consulta às comunidades e pagamentos por resultados, unindo desenvolvimento sustentável à preservação ambiental.

CONSOLIDAÇÃO

A consolidação das propostas colhidas nas oficinas de Consulta Prévia Livre, Prévia e Informada (CPLI) realizadas nos territórios Xerente e Funil aconteceu na quinta-feira, 22, no CEMIX, com representantes escolhidos pelos participantes da Consulta Prévia.