Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Setor de Endemias realizou uma grande ação de coleta de pneus inservíveis em diferentes pontos da cidade.
A mobilização tem o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, zika e chikungunya.
A ação conjunta aconteceu na quinta-feira, 25, com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Infraestrutura e Obras, e da Brigada Municipal; Todo o material coletado será encaminhado para a reciclagem.
Para o coordenador do Setor de Endemias Antônio Pereira, em época chuvosa, os pneus velhos tornam-se um ambiente ideal para desenvolvimento de larvas.
“Pneus velhos, quando armazenados de forma inadequada, podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes Aegypti. A água acumulada no interior do pneu proporciona um ambiente ideal para o desenvolvimento das larvas“, afirma o coordenador.
Além do recolhimento, na manhã desta sexta-feira, 26, foi realizado mutirão de limpeza nos bairros, bem como a conscientização e orientações aos moradores sobre os riscos e perigos quando se mantém os quintais sujos, pois aumenta o risco de doenças vetoriais.
Essa mobilização reforça o compromisso da gestão com a saúde pública, construindo uma Tocantínia mais limpa, segura e livre de doenças.
Fonte: Portal LJ