município de Tocantínia, a  75 km de Palmas, festejou na sexta-feira, dia 7, os seus 69 anos de emancipação política.  Mas as comemorações festivas começaram na quinta-feira, dia, com um culto de ação de graças, realizado à noite, nas proximidades da Praça Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade. Já no dia seguinte, pela manhã, teve alvorada festiva com os músicos da Banda da Polícia Militar do Tocantins. Após, foi celebrada a Missa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, na paróquia São Sebastião, com a presença do prefeito Manoel Silvino, secretários, vereadores, demais autoridades e o público em geral.

Desfile cívico

Ainda na sexta-feira, pela parte da tarde, aconteceu o tradicional  desfile cívico dos estudantes, que foi aberto  pelo Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, seguido pela fanfarra  do Centro de Ensino Médio Militar Maria dos Reis Alves Barros. Depois desfilaram os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro, e a Escola Municipal Professor  Constantino Pedro de Castro.

Na sequência da programação aconteceu o desfile da Fanfarra do Município de Lajeado e da Escola Municipal Ana Alves de Brito e da Escola Municipal Benvindo Souza Luz.

Os alunos do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio também marcaram presença no desfile, seguidos pelos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari, bem como, da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz. Os alunos do Centro de Ensino Médio Militar  Santa Terezinha encerraram em grande estilo a participação no desfile cívico estudantil em Tocantínia.

Belíssima apresentação

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia parabenizou todos os alunos que participaram do desfile que, mesmo debaixo de uma pequena chuva que chegou a cair, não esmoreceram e mostraram na avenida uma  belíssima apresentação e muito entusiasmo por poderem participar desse desfile que é o primeiro após o período de pandemia.

“Quero agradecer ao prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, que nos deu condições para que realizássemos um belo evento que contou com o envolvimento de todas as secretarias do município”, afirmou o secretário André Goveia.

Inauguração

No início da noite a população e autoridades se dirigiram até a Praça Frei Antônio de Ganges, onde o prefeito Manoel Silvino promoveu a inauguração da reforma e revitalização do que antes era o antigo prédio da Prefeitura de Tocantínia. Trata-se de um prédio histórico e que durante muito tempo se encontrava abandonado, mas que agora ganhou cara nova, com modernas e funcionais instalações, onde passa a funcionar, a partir de agora, o Gabinete do Prefeito e outras Pastas.

O prefeito Manoel Silvino, no seu pronunciamento durante a inauguração, disse que se sentia muito gratificado em poder  entregar à população tocantiniense a reforma, com a devida readequação do  prédio da Prefeitura, resgatando, dessa forma, um importante marco histórico do patrimônio municipal. Por Zacarias Martins

Homenagens

A programação de inauguração da reforma do prédio, contou ainda, com a solenidade de entrega de placas  de homenagem para os ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos  do município, em reconhecimento às contribuições dessas autoridades para o desenvolvimento de Tocantínia. Aqueles que já haviam falecido ou por algum motivo não puderam comparecer pessoalmente ao evento, receberam suas homenagens por meios de seus familiares. Ao final, foi inaugurada a galeria dos ex-prefeitos no hall de entrada do prédio revitalizado da Prefeitura de Tocantínia.

Um pouco da história do município

O município de Tocantínia está localizado à margem do rio Tocantins. Sua povoação teve início com a chegada ao local do capuchinho italiano Frei Antônio de Canges. Não se sabe precisar a data de início do povoamento, todavia situa-se historicamente em torno do ano de 1860. Também não se tem conhecimento preciso sobre o desenvolvimento do incipiente povoado, que recebeu o nome de Piabanha, muito rico em peixe do mesmo nome. O povoado passou por período de decadência após o falecimento de Frei Antônio de Canges, em 1900, mas no ano de 1911 Piabanha foi elevado à categoria de Distrito pertencente, política e administrativamente, ao Município de Pedro Afonso. Nos anos de 1936/37, Piabanha teve progresso no período áureo do garimpo de ouro e diamante existente no local, hoje denominado Lajeado. Recebeu o nome de Tocantínia em 20 de janeiro de 1936, sendo elevado à categoria de Município pela Lei do Estado de Goiás nº 798, de 07 de outubro de 1953. A instalação solene ocorreu somente em 1º de janeiro do ano seguinte, constituindo Termo da Comarca de Pedro Afonso.

Povo Xerente

Os registros de contatos iniciais com o povo Xerente datam de 250 anos e envolvem muitos momentos de confrontos com os não-índios, em especial posseiros e fazendeiros. Somente em 1972, este povo conquistou sua primeira área demarcada, que foi ampliada para mais 180 mil hectares nos anos de 1990, recebendo o nome de Funil e localizada dentro do município de Tocantínia.

Em 2012, foi aprovado pela Câmara Municipal e Prefeitura de Tocantínia uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente idioma oficial do município junto com o português.