Ouvir Texto Stop

Para promover a conscientização da comunidade sobre a preservação ambiental, a prefeitura de Tocantínia, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico, da Agricultura, Pecuária, Aqüicultura, Indústria e Comércio, e da Defesa Civil Municipal, deu início nesta segunda-feira, 03, com a programação da Semana do Meio Ambiente que acontece entre os dias 03 a 07 de junho.

No período da tarde foi realizada primeira atividade com palestra sobre “Queimadas e Incêndios Florestais”, para os alunos da Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro.

A secretária executiva de Meio Ambiente, Suiane Sardinha ministrou palestra sobre queimadas e incêndios florestais. Suiane explicou que as queimadas sãos fogos controlados, ou seja, ação preventiva.

Enquanto os incêndios florestais são desastres ambientais que acontecem quando o fogo sai do controle em uma área recoberta por mata ou florestas.

Para sentir o calor que um incêndio provoca, Suiane fez experiência durante a palestra, utilizando uma lona preta exposto ao sol e pediu aos alunos ficar em baixo da lona por alguns minutos para sentir a sensação térmica do calor.

A programação prossegue nesta terça-feira, 04, com palestras na Câmara Municipal e no CRAS, com tema: A importância do Meio Ambiente. E nos demais dias da semana as atividades ocorrem na APP córrego Piabainha, aldeias indígenas Xerente, Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – CEMIX e CRAS.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente Raul Rodrigues, a semana do meio ambiente tem como objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação e conservação ambiental, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais.

A programação da semana do meio ambiente visa mobilizar e conscientizar a comunidade em geral, com ações voltadas para a preservação sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, juntamente com a Secretaria de Agricultura, desenvolve ao longo da semana, diversas atividades que envolvem palestras, mutirão de limpeza com recolhimento de resíduos sólidos, plantio de mudas em APPs e Fórum Municipal do Lixo e Cidadania” frisou o secretário Raul.

 

PROGRAMAÇÃO


Terça-feira (04)


08:30 hs – Palestra sobre a importância do Meio Ambiente
Local: Câmara Municipal
17:00 hs – Palestra sobre a importância do Meio Ambiente
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS


Quarta-feira (05)


08:00 hs – Mutirão de limpeza e plantio de mudas
Local: APP córrego Piabainha

Quinta-feira (06)


08:00 hs – Mutirão de limpeza com recolhimento de resíduos sólidos e plantio de mudas em APP
Local: Aldeias indígenas Xerente
09:00 hs – Palestra sobre Agroecologia
Local: Centro de Ensino Médio Indígena Xerente


Sexta-feira (07)


08:30 hs – 8º Fórum Municipal do Lixo e Cidadania
Local: CRAS