Acessibilidade

Prefeito João Alberto participa do 1º Encontro Regional do programa “TCE de Olho no Futuro” realizado em Miracema do Tocantins

segunda, 01 de setembro de 2025 45 visualizações
Prefeito João Alberto participa do 1º Encontro Regional do programa “TCE de Olho no Futuro” realizado em Miracema do Tocantins

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

O Prefeito João Alberto Coelho Machado acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Sâmua Rosa, secretários municipais Antônio Luiz Campos (Educação), Wanderson Barbosa da Costa (Saúde) e do secretário executivo Fernando Nunes (Planejamento), participaram do 1º Encontro Regional do programa TCE de Olho no Futuro realizado no auditório do Colégio Tocantins em Miracema.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), ao lado de 17 instituições, estará percorrendo o Estado levando ao interior uma série de serviços e capacitações em favor das crianças de zero a seis anos de idade. A fase itinerante do projeto do “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância” começou no sábado, 30, em Miracema do Tocantins, e prosseguirá até outubro, quando se encerra na cidade de Araguaína.

“É uma iniciativa importante e inédita de união institucional em prol da Primeira Infância. O Ministério Público está de parabéns pelas ações que garantem o desenvolvimento pleno das crianças”, destacou o prefeito João Alberto.

O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviço itinerante.

Ações do MPTO

Nessa caravana para o fortalecimento das políticas públicas da Primeira Infância, o Ministério Público do Tocantins estará presente com duas ações principais.

Mini cidadão

A primeira ação do MPTO consiste no projeto Mini cidadão, que facilita a emissão gratuita da Carteira de Identidade (RG) para crianças de zero a 12 anos.

Para ser atendido basta apresentar o Certidão de Nascimento da criança, o CPF (se houver), CPF da mãe ou do pai e o comprovante de endereço.

Ouvidoria

A segunda ação consiste em ouvir a população sobre casos de desrespeitos aos interesses da sociedade e aos direitos básicos do cidadão – com ênfase na proteção dos direitos das crianças e adolescentes; Além disso, o MPTO participará de mutirões de conciliação em processos da área da família, sobre pensões de alimentícias, divórcio e investigação de paternidade.