Acessibilidade

Prefeito João Alberto participa da reunião com prefeitos promovida pelo Tribunal de Contas do Estado para tratar de resíduos sólidos urbanos

sexta, 06 de junho de 2025 82 visualizações
Prefeito João Alberto participa da reunião com prefeitos promovida pelo Tribunal de Contas do Estado para tratar de resíduos sólidos urbanos

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) por meio da Terceira Relatoria promoveu nesta quinta-feira (05),  reunião técnica no Auditório do Ministério Público em Miracema do Tocantins com prefeitos dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Miracema do Tocantins, Rio Sono e Tocantínia para tratar do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), consciência ambiental e políticas públicas voltada para o meio ambiente.

Durante o evento houve palestra sobre Resíduos Sólidos Urbanos com o Auditor de Controle Externo do TCE engenheiro Luan de Souza Farias; Na ocasião aconteceu apresentação de audiovisual do aterro sanitário de Palmas/TO e orientações sobre a destinação adequada do lixo dos municípios sendo apresentado o diagnóstico da situação atual de cada um.

De acordo com Luan de Souza, apenas Palmas possui aterro sanitário apropriado, informando ainda, que o município de Lajeado utiliza o aterro da Base Fortins, e o de Tocantínia foi classificado tecnicamente como aterro controlado; os demais municípios presentes na reunião ainda utilizam lixões a céu aberto.

O conselheiro José Wagner Praxedes destacou a importância da educação ambiental no enfrentamento do problema “os gestores municipais precisam adotar medidas educativas, começando pelas escolas. A reciclagem é outro método importante para reduzir o volume do lixo. Os gestores precisam buscar parcerias com associações e cooperativas que trabalham com reciclagem de resíduos sólidos“, pontuou.

O prefeito João Alberto Coelho Machado participou do encontro juntamente com os secretários municipais Raul Rodrigues (Meio Ambiente), Adriano Ferreira (Turismo), Drª Julliane Aguiar representando a assessoria jurídica e Célio Costa, Diego Henrique e Sérgio Rocha (Contabilidade).

João Alberto destacou que vem enfrentando muita dificuldade na coleta dos resíduos sólidos, “o nosso município é diferente das demais, pois além da zona urbana temos dois territórios indígenas, Xerente e Funil, assentamentos e o povoado Palminha. Não possuímos estrutura adequada para montar um calendário de recolhimento do lixo no tempo certo“, enfatizou.