Acessibilidade

Novos gestores das escolas municipais de Tocantínia são empossados

sexta, 25 de agosto de 2023 256 visualizações
Novos gestores das escolas municipais de Tocantínia são empossados

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Por Zacarias Martins

Na quinta-feira, 24, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino e o secretário Municipal de Educação, André Goveia, realizaram  no plenário da Câmara municipal, a solenidade de posse dos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino.

O secretário de Educação, André Goveia, explicou que conforme rege a Lei 14.113/2020 (Lei do FUNDEB),  no Art. 14, que  dispõe sobre o provimento do cargo de gestores de educação, onde  deverá ser adotados  critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre os candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho.

Goveia ainda destaca que  em  cumprimento a Lei Federal, a Prefeitura de Tocantínia, instituiu o Decreto Municipal n°089,  de 15 de setembro de 2022,  que dispõe sobre todo o processo de seleção, e, logo após,  lançou-se a Portaria n° 007, de 30 de janeiro de 2023, para determinar os agentes públicos responsáveis pelo desenvolvimento dos procedimentos e cronograma do processo de seleção.

Já o prefeito Manoel Silvino  fez questão de  frisar que esta é a primeira vez  que uma gestora mulher indígena é nomeada à gestão educacional. “É um importante marco,  pois todos os diretores passaram por um processo de seleção democrático e técnico”, finalizou o prefeito.

Empossados

Simone de Jesus Silva, Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz;

- Sueli Borges Lima - Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro;

- Jucilene Martins Louzeira - Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro;

- Jacira Sekwahidi de Brito Xerente - Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari;

 - Maria Eliza Souza Moura -  Escola Municipal Ana Alves Brito (Povoado de Palminha);

- Nilton Nonato da Costa Gomes -  Escola Municipal Benvindo Souza Luz (Assentamento Água Fria II).