Por Zacarias Martins

Na manhã desta  segunda-feira, dia 15, a  Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro, de Tocantínia, realizou, com muito sucesso, mais uma edição do Momento Cívico, que contou com a parceria da   6° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a participação do pelotão do Colégio Militar de Miracema do Tocantins. Essa ação, além de despertar o civismo, visa, também,  proporcionar medidas de segurança nas escolas.

A programação especial  teve início com um momento de oração e logo na sequência,  foi realizado o cântico do Hino Nacional e, posteriormente,  o Hino de Tocantínia.

Logo após,  houve uma apresentação feita pelo pelotão do Colégio Militar de Miracema do Tocantins, a chamada  Ordem Unida.

Despertando o civismo

A  gestora da unidade escolar, professora Suely Borges Lima informa que  esse Momento Cívico  foi colocado em prática  no intuito de despertar o civismo e também divulgar melhor  assuntos  relacionados à segurança nas escolas, bem como, sobre a cultura da paz. “Foi um momento marcante, pois ações como essa contribuem para a formação de cidadãos críticos, aptos a viverem em sociedade", afirmou a gestora.

Objeto de reflexão da escola

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, destaca que a função da escola também é participar da formação moral dos estudantes. “Esta mudança, então, se justifica já que a temática não deve ser tratada de forma individual, por cada professor, mas sim deve ser objeto de reflexão da escola como um todo”, assevera o secretário.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, o Momento Cívico é uma forma bastante positiva de se incentivar reflexões e vivências coletivas. “É  mais fácil estimular que o aluno desenvolva atitudes e ações, a fim de construir um ambiente mais democrático. A partir desse pensamento é que surge a preocupação de se trabalhar os valores éticos nas escolas" , concluiu o professor André Goveia.