| Modo Escuro

Ministra Cristiane Britto prestigia iniciativa para jovens indígenas no município de Tocantínia

Acompanhada pelo prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, esteve nesta segunda-feira, 19, prestigiando  a  aula inaugural do Programa Horizontes, no Centro de Ensino Indígena Xerente (Cemix), localizado no município.

O programa tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo em jovens de 18 a 29 anos, que prioritariamente residam em terras indígenas. No Cemix será executado o piloto do programa no Tocantins.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino elogiou o Programa Horizontes  por proporcionar  oportunidades de negócio aos jovens Xerente com incentivo para empreender. Silvino também agradeceu ao Governo Federal, por meio do  Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de levar o Programa até as comunidades indígenas.

Em discurso a Ministra Cristiane Britto destacou as capacitações nas áreas de finanças, vendas e marketing que serão realizadas com a supervisão do Instituto Besouro que foi classificada em primeiro lugar no Edital de Chamamento Público nº 01/2021, realizado pela Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Instituto pretende capacitar oito mil jovens indígenas em todo o Brasil e ainda oferecer mentoria de plano de negócios para mil jovens empreendedores e inovadores. Segundo a Ministra Cristiane, além de capacitar os jovens indígenas o Programa tem o projeto para disponibilizar acesso ao microcrédito para os futuros empreendedores. E agradeceu as parcerias com a prefeitura e o Estado.

O prefeito Manoel Silvino ressaltou o Programa Horizontes de ser oportunidade de negócio para os jovens Xerente com incentivo para empreender. E fez elogio pela iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de levar o Programa até as comunidades indígenas.