Aconteceu no município de Tocantínia - TO a abertura da Escola Estadual Indígena Srêwasa e EMEI Indígena Simsari - Educação Infantil.

Para a comunidade da Aldeia Bom Jardim foi um momento histórico depois de uma luta de mais de oito meses pela abertura.

"Hoje foi um dia abençoado para todos nós", disse um morador ao PORTAL LJ.

Várias aldeias vizinhas prestigiaram o evento onde foram apresentadas manifestações culturais da etnia Xerente.

O cacique Renato salientou que apesar de ter sido marcada em cima da hora a solenidade contou com muito apoio e forte presença do povo, ao mesmo tempo em que agradeceu ao prefeito Manoel Silvino, vice-prefeito João Alberto, secretário de educação André Gouveia e o vereador Sérgio Caldeira.

"Estamos dando continuidade à luta que o nosso querido e saudoso Raimundo Xerente vinha fazendo em prol do seu povo", acrescentou o cacique.

Para Sérgio Caldeira o fato é de muita relevância para a comunidade indígena de Tocantínia afirmando que sempre se coloca às ordens para apoiá-los no que for necessário.

"Quero destacar a importância e registrar minha satisfação e agradecimentos ao nosso prefeito Silvino, ao vice João Alberto, secretário de educação André Gouveia aqui representado pelo Marcos Aurélio Suwate Xerente, coordenador educacional indígena, secretaria estadual de educação, governo do Tocantins e toda a comunidade indígena do nosso município", argumentou o vereador Sérgio Caldeira.