Acessibilidade

Equipe de Saúde do Projeto Acolhe Tocantínia da UBS Dr. Quincas, visita a unidade do projeto de acolhimento Abraça Paraíso, na cidade Paraíso do Tocantins

sexta, 17 de maio de 2024 138 visualizações
Equipe de Saúde do Projeto Acolhe Tocantínia da UBS Dr. Quincas, visita a unidade do projeto de acolhimento Abraça Paraíso, na cidade Paraíso do Tocantins

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

A equipe do Projeto Acolhe Tocantínia, da Secretaria Municipal de Saúde, composta pelos profissionais de saúde da UBS Dr. Quincas, a Drª. Rosângela Ferreira de Almeida, o biomédico Fernando Ferreira Arantes e a coordenadora Ragleide Alves, do município de Tocantínia, visitaram a unidade do Projeto Abraça Paraíso, na cidade de Paraíso, com o intuito de conhecer a estrutura para implementação de ações similares no município.

O Projeto Abraça Paraíso tem se destacado como uma referência no Estado do Tocantins, especialmente ao acolhimento e acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e as práticas adotadas pelo projeto, bem como a troca de experiências com profissionais e gestores daquele local.

Acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Arllérico André, e pela coordenadora de especialidades do município, Marília, o encontro foi mediado por Elcivânia Azevedo, do Conselho Tutelar de Paraíso.

Juntos, discutiram formas de adaptar e aplicar os aprendizados no contexto de Tocantínia, visando oferecer um atendimento mais completo e qualificado às pessoas com TEA e suas famílias.


O Projeto Acolhe Tocantínia, idealizado pelo Fundo Municipal de Saúde de Tocantínia, surge como uma resposta concreta a essa necessidade. Com o objetivo de criar um ambiente propício e contar com profissionais especializados, como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, neurologistas, neuropediatras, fonoaudiólogos, entre outros.

O projeto visa oferecer intervenções personalizadas e de qualidade diante das demandas específicas das pessoas com TEA.

Para a secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, essa iniciativa representa não apenas um avanço no atendimento às pessoas com TEA em Tocantínia, mas também uma demonstração do poder da colaboração e da troca de experiências entre os municípios e instituições.

Com o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, projeto como, o Abraça Paraíso e o Acolhe Tocantínia mostram que é possível transformar realidades e garantir uma melhor qualidade de vida para todos.