Ouvir Texto Stop

Por Zacarias Martins

Na tarde destaquarta-feira, 15 de março, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), aconteceu a solenidade de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação (CME).

O secretário de Educação do município, professor André Goveia, destacou que com a posse dos novos integrantes do colegiado do CME, fica consolidado ainda mais, o fortalecimento do Sistema Municipal de Educação e, quem ganha com essa iniciativa é o processo de ensino e aprendizagem com mais autonomia e uma educação centrada na realidade local, dando sequência, assim, à política de valorização do setor educacional do município, que vem sendo colocada em prática ao longa da administração do prefeito Manoel Silvino. 

Já o presidente do CME, Vagner Pereira argumentou que o órgão tem conseguido configurar uma educação com mais  qualidade e respeito à cultura e as necessidades pedagógicas, favorecendo o acesso e a permanência do aluno na escola.

Conselheiros empossados

Como representantes da Secretaria Municipal de Educação tomaram posse Antônio Luiz Campos, como titular e Elizete Vieira Lopes Oliveira, como suplente. Vagner Pereira da Silva, como titular e  Rita de Cássia Silva Oliveira, assumiram como representantes do  Magistério Público Municipal. Sueli Borges Lima, na qualidade de titular,  e Nilton Nonato da Costa Gomes, como suplente, são os representantes  dos diretores de unidade escolar  e ensino da rede pública municipal. 

Já a dupla Fatima da Silva Nunes, como titular e Josiane Santana Aguiar, na qualidade de suplente, são as representantes dos conselhos escolares municipais no Conselho Municipal de Educação de Tocantínia.  

Representando o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram empossadas Elizete Vieira Lopes (titular) e Sueli Borges Lima (suplente).  Antônio Luís Vieira (titular) e Maguiania Ferreira Xavier Santos (suplente), tomaram posse representando os servidores técnicos administrativos da Rede Pública Municipal. 

Os representantes da Secretaria Municipal  de  Assistência Social que foram empossados são: Diego Reis Ramos e Valdete Brupahi Xerente (titular e suplente, respectivamente). O professor Antônio Sidney Rosendo, diretor do Colégio Batista de Tocantínia e Rosimar Neres deSousa Oliveira, foram empossados como representantes do Sistema Estadual de Ensino, enquanto que a dupla Camelita Kritidi Xerente e Marcos Aurélio Suwate Xerente, são os representantes da Comunidade Indígena. Já os empresários Luzimar de Souza Araújo e Valmir Batista da Silva, ficaram como representantes da Associação Comercial Municipal.