ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Educadores de Tocantínia visitam comunidade quilombola no Dia Nacional da Consciência Negra

Por Zacarias Martins

Educadores e integrantes da comunidade de Tocantínia, participaram de uma ação promovida pela Prefeitura da cidade,  por meio da Secretaria Municipal de Educação para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra.

Cerca de 32 pessoas lotaram um ônibus e se dirigiram à comunidade quilombola da Barra do Aroeira, no município de Santa Tereza,  localizado a 40km da capital, Palmas.

A visita aconteceu neste último dia 20 de novembro e teve como objetivo o fechamento de um ciclo de diversas ações voltadas para à temática no mês de novembro. Na oportunidade,  os integrantes da caravana de Tocantínia foram recebidos com cantorias tradicionais do povo quilombola e participaram de uma programação promovida pelo GRUCONTO (Grupo de Consciência Negra do Tocantins),  com palestras, rodas de conversa, oficinas, exibição de documentários e exposição de artesanato e objetos tradicionais do quilombo,  todos,  retratando a consciência negra e história do povo negro daquela localidade.

Dentre outras temáticas foi abordado sobre economia solidária , racismo estrutural, racismo ambiental e políticas de valorização do povo negro. 

O secretário de Educação de Tocantínia, o professor e poeta André Goveia, que chefiou a comitiva tocantiniense,  falou sobre a  temática e recitou a poesia Dia ou dias da consciência negra,  que discorre sobre a importância de se respeitar e ter consciência negra não somente no dia específico mas todos os dias. 

“O objetivo de trazer os educadores até uma comunidade quilombola é fortalecer os conhecimentos históricos e culturais do povo negro para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem que incida com qualidade na formação de uma sociedade sem preconceito e discriminação étnica ou de qualquer natureza”, explicou o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia.

 
 
Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Tocantinia-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?