O Projeto Leitura Viva realizado pela Prefeitura de Tocantínia,  por meio da Secretaria Municipal de Educação,  foi apresentado em Araguaína pelo secretário municipal de Educação,  o professor André Goveia, durante a movimentada programação do  Encontro Nacional das Academias de Letras , organizado pela FEBACLA (Federação Brasileira das Academias de Letras e Artes), e coordenado pela Acalanto (Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense).

O evento aconteceu  no Anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nos dias 10, 11 e 12 de novembro e contou com a participantes de vários lugares do Brasil.

As diretrizes que norteiam o   Projeto Leitura Viva foram   apresentadas  já no primeiro dia  da programação do encontro, quando houve uma  mesa redonda intitulada “Literatura e projetos de incentivo à leitura no Tocantins”,  oportunidade em que   professor André Goveia relatou  a experiência do projeto que existe desde 2018 e que dentre as ações de destaques   está o  Cidade Leitora, iniciativa que já percorreu todos os bairros, povoados e aldeias indígenas  do município.

Centro de Referência de Leitura

Ainda no leque de suas ações, contempla o  Prêmio Leitura Viva,  que premia trabalhos em diversos gêneros textuais literários, culminando  com a publicação de duas coletâneas literárias dos alunos. Além disso, conta com o Centro de Referência de Leitura, um espaço localizado  na praça principal da cidade e que desenvolve interações de leitura não só com alunos,  mas também, com toda a comunidade que faz uso da praça com dinâmicas como a caixinha de leitura e escrita,  que incentiva a produção textual que depois é exposto no local.

“O Centro de Referência de Leitura sediou recentemente o Prêmio Itaú Social que contemplou o projeto com mais de 700 obras literárias e está sendo indicado pelo SEBRAE ao Prêmio Prefeito Empreendedor”, informou o secretário André Goveia.

Durante todo o encontro de Araguaína houve grande procura de universitários, membros de academias de letras, além de  professores e  gestores educacionais que  se mostraram interessados em  conhecer as obras literárias dos alunos de Tocantínia e buscar mais informações.

Participando desse evento em Araguaína, a condessa Dra. Magna Aspasia,  presidente da Academia de Letras de Uberaba (MG),  externou o seu desejo de  conhecer de perto esse projeto de Tocantínia. “Ao  contrário de muitos lugares por aí,  que vemos vasos de plantas murchas em relação à literatura, percebemos que em relação ao  Projeto Leitura Viva são como vasos de plantas vivas,  promovendo e incentivando a formação de novos escritores, novos  leitores.  Fiquei encantada com essa iniciativa coordenada pelo professor André Goveia”, enfatizou.

Avaliação positiva

Para o secretário André Goveia,  a apresentação do projeto num evento nacional,  com avaliação positiva da elite da literatura presente,  mostra que a iniciativa de Tocantínia se consolida como referência, ressaltando que as contribuições literárias a partir do evento,  contribuem sobremaneira para que o projeto se aperfeiçoe ainda mais, não só fazendo de Tocantínia uma cidade leitora,  como também ganhando espaço além fronteiras.

Honraria

Como gestor e agente de destaque na contribuição de ações de desenvolvimento educacional e da  cultura nacional,  ao final desse importante  evento cultural, o secretário André Goveia  recebeu do presidente da FEBACLA, Dom Alexandre Rurikovich,  a honraria da Medalha do Bicentenário da Independência do Brasil.  Goveia agradeceu pela honraria recebida, bem como, pela calorosa acolhida recebida pelos integrantes da Academia de Letras de  Araguaína e Norte Tocantinense, especialmente, na pessoa de seu presidente, o escritor Alexandre  Gomes de Brito.

Fonte: Lea Martins