Por Leontina Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de educação – Semed, deu início às aulas  língua Akwē Xerente, nesta quinta-feira, dia 2,  no prédio do  Anexo II, daquele órgão.

O secretário de Educação do município, professor André Goveia, lembra que a língua materna do povo indígena Akwē é co-oficial do município, ressaltando que está sendo ofertada uma hora de aula por semana para os curso é aberto aos pais de alunos, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral, e terá certificado  expedido pela  Universidade Federal do Tocantins - UFT.

“Esse   projeto foi planejado diante da necessidade de que os servidores não indígenas entendam a língua Akwē, pois no município de Tocantínia temos duas culturas, costumes e línguas diferentes, onde a comunidade indígena Akwẽ Xerente representa 50% da população”, explica o secretário.

A comunidade Akwẽ tem escola municipal de educação infantil indígena, que conta com um número  expressivo de alunos e de servidores indígenas, sendo que o  contato de servidores indígenas e não indígenas é constante, tanto nas aldeias como na cidade.

A equipe multidisciplinar  da Secretaria de Educação sempre está presente nas escolas indígenas, nos trabalhos de acompanhamento, monitoramento, visitas técnicas e orientações pedagógicas. A língua materna é oficial da comunidade indígena Akwẽ/Xerente, tendo a língua portuguesa como a segunda língua.

Lei Municipal

A Lei Municipal n°. 411/2012, estabeleceu   que a língua Akwẽ Xerente passou a se a  língua co-oficial de Tocantínia, cabendo ao município incentivar e apoiar o aprendizado e o uso dessa língua nas escolas e pelos meios de comunicação.