Campanhas de Esgotamento Sanitário – Direito de Todos!

A falta de tratamento adequado dos esgotos pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças e degradação da água. A distribuição final adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública e do meio ambiente.

Com isso, o Esgotamento sanitário é o conjunto de serviços, infraestruturas e equipamentos que tem como objetivo coletar e tratar os esgotos domésticos, e assim evitar a disseminação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza.

Em municípios e em bairros que não possuem tratamento de esgoto é notável a presença de mau cheiro, sujeira e lixo que favorecem o aparecimento de ratos, baratas, moscas e bactérias prejudiciais à saúde da população.

E necessário, portanto, que haja o tratamento dos esgotos domésticos e industriais, pois caso isso não aconteça o seu lançamento no meio ambiente pode poluir rios e fontes de água afetando os recursos hídricos e a vida das plantas e dos animais e, ainda, causar grandes danos à saúde da população por meio de transmissão de doenças.

O tratamento mais indicado quando não há rede de esgoto, é a utilização de fossa séptica que é um sistema de tratamento de esgoto sanitário que ocorre em domicílios e realiza o tratamento dos rejeitos, atuando química e fisicamente nos dejetos. A fossa séptica atua purificando a água vinda do uso domésticos para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental.

É de grande importância cobrar das autoridades a construção e a manutenção de redes de esgoto e seu tratamento, mas a população também deve colaborar, fazendo a sua parte na disposição correta do efluente doméstico.