O gestor da unidade escolar, Nilton nonato da costa, explicou que essa ação está prevista no PPP (Projeto Político Pedagógico) e tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aprendizado fora da sala de aula. Os estudantes conheceram de perto o funcionamento da usina e ficaram encantados com o que viram.
Já a professora de Ciências, Rita de Cássia, disse que a visita foi uma forma mais profunda de apresentar aos alunos uma das fontes renováveis de energia mais utilizadas no Brasil, além de contribuir para conscientizar sobre o uso da energia elétrica, já que isso interfere na conservação do meio ambiente.
Para a coordenadora pedagógica, Cida Lemes, essa iniciativa proporcionou aos alunos momentos relevantes para o processo ensino aprendizagem.
A energia hidrelétrica é considerada fonte de energia limpa e renovável, pois emite baixa concentração de gases efeito estufa. A visita à usina para que os estudantes pudessem compreender as etapas do processo de construção da estrutura, sobre a preservação da fauna e da flora da região, bem como o funcionamento dos geradores e o armazenamento da energia produzida”, concluiu a coordenadora.