Acessibilidade

Alunos da EMEI Tereza Ribeiro fazem uma viagem fantástica ao passado com a história mágica do personagem boneco Daniel do Colégio Batista de Tocantínia

sexta, 06 de junho de 2025 44 visualizações
Alunos da EMEI Tereza Ribeiro fazem uma viagem fantástica ao passado com a história mágica do personagem boneco Daniel do Colégio Batista de Tocantínia

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro, vem trabalhando no decorrer do segundo bimestre letivo, o Projeto Leitura Viva com tema “MINHA REGIÃO TEM HISTÓRIA”, com uma temática simbólica, cujo objetivo é de resgatar histórias importantes que marcaram o município, levando para o conhecimento da Educação Infantil que é a Base.

Conhecendo um pouco da história sobre o boneco Daniel na sala de aula, os alunos chegaram ao Salão do Colégio Estadual Batista na manhã desta terça-feira (03), curiosos e ansiosos para conhecer e ouvir um pouco da história sobre quem tanto fez sucesso em várias gerações de estudantes que passaram naquela instituição de ensino.

Criado pela saudosa Dona Margarida Lemos Gonçalves, o boneco Daniel, vem trazendo muita magia e ensinamentos desde os anos 60. A missionária Margarida Lemos foi uma mulher exemplar e íntegra, muito admirada e respeitada por toda região de Tocantínia, tendo ocupado a direção do Colégio Batista por 32 anos.

A professora Célia Miranda apresentou o boneco Daniel trajando o uniforme tradicional do Colégio Batista aos estudantes que estavam aguardando no Salão Nobre com muita ansiedade. Também fez demonstração de como a Dona Margarida manipulava o boneco durante os eventos. Na ocasião a professora Célia deixou tocar e abraçar o boneco, fato que agradou os alunos

O personagem boneco Daniel aparecia somente em momentos especiais como: Assembléias, devocionais e formaturas. As crianças ficavam ansiosas para ouvir seus ensinamentos de boas maneiras, pois Daniel era conhecido como um aluno exemplar. Ele tinha uma linguagem lúdica para reforçar o que os pais ensinavam em casa como: honrar os pais, professores e seus semelhantes, não gritar e não brigar. O lema do ensinamento era a passagem bíblica: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Provérbios 9:10.

O boneco Daniel era o personagem mais aguardado em assembléias, momentos devocionais e formaturas que aconteciam no Salão Nobre do Colégio Batista. Dona Margarida o manipulava para contar historinhas e, era uma maneira que usava para chamar atenção das crianças para ouvir os ensinamentos bíblicos“, explicou a professora.

Após ouvir as histórias e conhecer o personagem boneco Daniel, o diretor do Colégio, Antônio Sidney Rosendo conduziu os alunos até o refeitório para mostrar a fotografia de Margarida Lemos que está exposta na parede.

Para a professora Rejane Ambrózio, o trabalho realizado junto aos pequenos tem sido de grande relevância, pois vem aguçando a curiosidade e criatividade deles.

E assim ficam as boas lembranças do tempo que ficou marcado na memória dos ex-alunos do Colégio Batista e hoje veio ao conhecimento dos pequenos da Educação Infantil que são o futuro precioso da nossa geração” declarou Rejane.