Acessibilidade

Acadêmicos do polo indígena da Universidade da Maturidade em Tocantínia têm aula sobre saúde bucal

segunda, 27 de novembro de 2023 173 visualizações
Acadêmicos do polo indígena da Universidade da Maturidade em Tocantínia têm aula sobre saúde bucal

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Por Zacarias Martins

Os acadêmicos da UMA – Universidade da Maturidade,  do polo Indígena  de  Tocantínia, tiveram neste sábado, 25,  pela manhã, na Aldeia Porteira,  uma aula especial de Educação e Saúde, com a professora Cirurgiã Dentista Ana Júlia, que abordou o tema "Higienização e cuidados da saúde bucal"

Na oportunidade, a professora explicou que a saúde das pessoas começa pela boca, se dirigindo, especialmente, para as ‘bibliotecas-vivas”, como são  conhecidos os anciãos  Xerente,  por serem tradicionalmente  portadores e repassadores de saberes e fazeres.

Ana Júlia  disse que na qualidade de profissional  da área da saúde bucal tem a missão  de dar  uma atenção  mais do que especial para esse público-alvo. “Precisamos valorizar e cuidar dos nossos anciãos, pois eles também merecem todo o nosso carinho e atenção”, asseverou

O coordenador do polo indígena da Universidade da Maturidade  em Tocantínia, Leonardo Sampaio relatou que momentos como esses contribuem para melhorar  a qualidade de vida dos  anciãos  Xerente.

De acordo com o coordenador,  é de suma importância o cuidado e a atenção especial para com a  saúde dos anciãos Xerente. “A Universidade da Maturidade é uma tecnologia social que muda e transforma a Educação ao longo da vida”, garante o coordenador Leonardo Sampaio.

 

SOBRE A UMA

A  Universidade da Maturidade, que funciona com três polos no  município,  é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que conta com  o apoio da  Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed.

 

 

 

 

Fonte: Notícia1