19 de outubro: Dia Mundial pela Limpeza da Água

Nesta terça-feira (19), em celebração ao Dia Mundial pela Limpeza da Água, a prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico em parceria com a Colônia de Pescadores Profissionais de Tocantínia e Miracema do Tocantins – COPEMITO e a Defesa Civil Municipal, realizaram a coleta de resíduos sólidos nas margens direita do Rio Tocantins.

À ação tem como objetivo de chamar atenção nesta data sobre a necessidade da preservação e limpeza deste valioso recurso natural é indispensável para sobrevivência dos seres vivos e da vida humana. Preservar a água de rios é importante para garantir abastecimento para gerações futuras. Pensando no futuro e desenvolvimento sustentável do planeta, é preciso buscar soluções que garantam quantidade e qualidade da água para todos, pois ela é essencial para a vida.

Para coletar os resíduos sólidos foram utilizadas duas embarcações motorizadas dos pescadores que retiraram grande quantidade de lixo deixado pelos banhistas.

O secretário de Meio Ambiente Francisco Nardes ressaltou que é importante realizar sempre ação como esta para conscientizar os moradores a preservar as águas de todos os rios que banha o município. Principalmente o Rio Tocantins, além de ser o cartão postal, também abastece toda a cidade de Tocantínia.

Ascom/Tocantínia